O jornal do Vaticano, L’Osservatore Romano, elogia a obra do fotógrafo Steve McCurry, a propósito de uma exposição que decorre até 29 de abril no Museu de Arte Contemporânea de Roma.
«Steve McCurry, premiado várias vezes com o World Press Photo, que se pode considerar como uma espécie de Nobel da fotografia, escolheu narrar o ser humano. E fá-lo trabalhando a sua fraqueza e não a sua força, mostrando-nos uma humanidade consciente desta sua fragilidade, que se torna um marco de dignidade», refere o artigo assinado por Gaetano Vallini.
Por isso o fotojornalista norte-americano nascido em 1950 foca a sua objetiva na «aceitação da incerteza da vida, com as suas fadigas, as suas alegrias, as suas dores, as suas alegrias, as suas esperanças fechadas num horizonte que por vezes não vai além do quotidiano».
As pessoas que retrata «pertencem àquela parte do mundo que não participa no banquete dos grandes, que vivem do suor do duro trabalho de todos os dias, que têm de contar com a insensibilidade daqueles que detêm riqueza e poder e com a imprevisibilidade da natureza».
Índia
McCurry, o fotógrafo da rapariga afegã de olhos verdes, revela «um mundo que nos é longínquo mas ao qual não podemos ser indiferentes, porque com as suas fotos coloca sérios questionamentos sobre o nosso modo de ser e de viver», acrescenta o crítico.
Índia
«Se alguém quisesse encontrar uma chave para interpretar o fascinante itinerário entre pessoas e culturas apresentado nesta exposição, poderia dizer que esta é uma viagem pela história humana, dado que as fotografias consideram todo o ciclo da vida, do nascimento à morte.»
Myanmar
As imagens que apresentamos, extraídas do site de McCurry, centram-se no tema da fé religiosa.
Tibete
EUA
EUA
Bósnia-Herzegovina
Myanmar
Afeganistão
Japão
EUA
Índia
Afeganistão
Índia
Itália
China
EUA
Cambodja
Kuwait
EUA
Myanmar
Afeganistão
Tibete
EUA
Índia
Tibete
Índia
Tibete
França
EUA
Afeganistão
Paquistão
Turquia
Irlanda
Myanmar
África do Sul
Índia
Fotografias: Steve McCurry
18.01.12
18.01.12
Comentários
Enviar um comentário