EVANGELHO - Mc 10,46-52
Naquele tempo, quando Jesus ia a sair de Jericó com os discípulos e uma grande multidão, estava um cego, chamado Bartimeu, filho de Timeu, a pedir esmola à beira do caminho. Ao ouvir dizer que era Jesus de Nazaré que passava, começou a gritar: «Jesus, Filho de David, tem piedade de mim». Muitos repreendiam-no para que se calasse. Mas ele gritava cada vez mais: «Filho de David, tem piedade de mim». Jesus parou e disse: «Chamai-O». Chamaram então o cego e disseram-lhe: «Coragem! Levanta-te, que Ele está a chamar-te». O cego atirou fora a capa, deu um salto e foi ter com Jesus. Jesus perguntou-lhe: «Que queres que Eu te faça?» O cego respondeu-Lhe: «Mestre, que eu veja». Jesus disse-lhe: «Vai: a tua fé te salvou». Logo ele recuperou a vista e seguiu Jesus pelo caminho.
Dá-me Senhor a tua luz, para ser capaz de perceber uma minha cegueira, um fechamento que me tem colocado parado ao ao lado do caminho da vida...
Alimenta-me Senhor o desejo de "mais", que seja capaz de te pedir uma "cura" neste momento necessária, pois não há maior cego do que aquele que não quer ver ou não se quer curar.
Dá-me Senhor a tua força, para ser capaz de pôr em prática um gesto que me recoloca em caminho, seguindo-te a Ti e servindo os demais à minha volta.
"O que Te peço Senhor,é a graça de Ser.
Não Te peço sapatos, peço-te caminhos. O gosto dos caminhos recomeçados, com as suas surpresas,as suas mudanças, a sua beleza.
Não te peço coisas para segurar, mas que as minhas mãos vazias se entusiasmem na construção da vida.Não Te peço que pares o tempo na minha imagem predilecta, mas que ensines os meus olhos a encarar cada tempo como uma nova oportunidade.
Afasta de mim as palavras que servem apenas para evocar cansaços, desânimos, distâncias.
Que eu não pense saber já tudo acerca de mim e dos outros.
Mesmo quando eu não posso ou não tenho, sei que consigo Ser, Ser simplesmente.
É isso que Te peço, Senhor.
A graça de ser novo."
P. Tolentino de Mendonça
Comentários
Enviar um comentário