Sete histórias da Bíblia no Dia Internacional do Livro Infantil
O Dia Internacional do Livro Infantil assinala-se esta segunda-feira, 2 de abril, e o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura assinala a ocasião com sete narrativas e sete ilustrações de Ilda David’ extraídas do livro “Histórias escolhidas da Bíblia”, selecionadas pelo padre José Tolentino Mendonça.
A história dos primeiros dias do mundo
E Deus disse: Haja luminárias no estendimento do céu, para fazer separação entre o dia e a noite; a luminária grande, para senhorear o dia, e a luminária pequena, para senhorear a noite; e as estrelas. E foi tarde, e a manhã, o dia quarto.
E Deus disse: Produzam as águas abundantemente seres viventes: e voem as águas sobre o estendimento do céu. E Deus criou grandes baleias, e todas as aves. E foi a tarde, e a manhã, o dia quinto.
E Deus disse: Façamos o Ser Humano à nossa imagem, conforme a nossa semelhança, e apascentem os peixes do mar, e as aves do céu, e todo o animal que se move sobre a terra. E Deus criou o Ser Humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou: Homem e Mulher os criou.
E havendo Deus acabado no sétimo dia sua obra, repousou ao sétimo dia de toda a sua obra.
A história de uma amizade
Nos dias em que os juíuzes julgavam, houve fome na terra: pelo que um varão de Belém de Judá se foi a peregrinar aos campos de Moab, ele e sua mulher, e seus dois filhos: os quais tomaram para si mulheres Moabitas; e era o nome de uma Orpa, e o nome da outra Rute: e ficaram-se ali quase dez anos.
Vindo a morrer o marido e os filhos, a mulher, de nome Noemi, disse às suas duas noras: Tornai cada uma à casa de vossa mãe, pois já não tenho filhos que vos fossem por maridos.
Orpa beijou a sua sogra e deixou-a; Rute, porém, se apegou a ela. E suplicou: Não me resistas, para que te deixe, e me afaste de ti; que aonde quer que tu fores, irei, e aonde quer que a noite passares, a passarei; Teu povo é meu povo, e teu Deus é meu Deus.
Vendo a sogra que Rute de todo estava resolvida, deixou de lhe falar mais nisto.
Assim ambas se foram, até que chegaram a Belém.
A história do sonho de Salomão
Apareceu o Senhor a Salomão de noite, em sonhos, e disse-lhe: Pede o que quiseres que te dê.
E Salomão respondeu: Ó Senhor Deus meu, tu fazes-me reinar depois de David meu pai: e sou ainda pequeno em meio de teu povo, povo grande, qu enem se pode contar. A teu servo dá, pois, um coração sábio e prudente.
Pareceu bem aos olhos do Senhor que Salomão pedisse esta coisa.
E disse-lhe Deus: Porquanto pediste esta coisa, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos: eis que te dou um coração tão sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti teu igual se não levantará.
E também até o que não pediste te darei, assim riquezas, como glória: que não haja teu igual entre os reis.
E acordou Salomão, e era um sonho.
Um provérbio em forma de história
Estas quatro são as mais pequenas criaturas da terra:
porém bem providas de sabedoria.
As formigas no verão preparam sua comida.
Os coelhos põem sua casa no rochedo.
Os gafanhotos não têm rei e, contudo, em bandos se repartem.
A aranha está nos palácios dos Reis.
porém bem providas de sabedoria.
As formigas no verão preparam sua comida.
Os coelhos põem sua casa no rochedo.
Os gafanhotos não têm rei e, contudo, em bandos se repartem.
A aranha está nos palácios dos Reis.
A história de Jesus com as crianças
Então traziam-lhe as crianças, para que colocasse as mãos sobre elas, e as abençoasse. Mas os Discípulos afastavam-nas.
Jesus, porém, dizia: Deixai os pequeninos, e não os impeçais de vir a mim; porque dos que são como eles é o Reino dos céus.
A história da entrada de Jesus em Jerusalém
Quando chegaram perto de Jerusalém, Jesus disse a dois dos seus Discípulos: Ide à aldeia e nela entrando, achareis um jumento, sobre o qual nenhum homem ainda se sentou; soltai-o e trazei-o. E se alguém vos disser: Por que fazeis isso? Dizei que o Senhor precisa dele, e logo o mandará para cá.
E trouxeram o jumento a Jesus, e lançaram sobre ele suas vestes, e Jesus sentou-se sobre ele. E muitos estendiam seus mantos pelo caminho, e outros cortavam ramos das árvores, e espalhavam-nos. E os que iam diante, e os que vinham atrás clamavam, dizendo: Hossana, bendito o que vem em Nome do Senhor. Hossana nas alturas.
Uma história junto à cruz
Estavam junto à cruz de Jesus, sua mãe, e a irmã de sua mãe e Maria Madalena.
E vendo Jesus sua mãe, e o Discípulo a quem amava, que ali estava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao Discípulo: Eis aí tua mãe.
In Histórias escolhidas da Bíblia, ed. Assírio & Alvim
© SNPC | 01.04.12
© SNPC | 01.04.12
Comentários
Enviar um comentário