Avançar para o conteúdo principal

Desde as 5 a pé, acordei agora. Louvado seja Deus!

Gostaria tanto que cada dia me despertasse com serenidade, alegria, vontade de viver, confiança e energia. Nem sempre é assim. Diria que, muitas vezes não é assim. Todos sabemos que a realidade é bem outra. Tantas vezes acordamos perturbados, com um peso enorme às costas, com o coração em sobressalto, com desânimo e desconforto. E isto também é o nosso modo de ser humanos; modo que procuramos transformar e superar mas, a maior parte das vezes, sem qualquer resultado.
Penso que esta condição de mal estar tem a ver com a liberdade de cada um e de cada uma de nós e com o modo como dela temos consciência, a assumimos e dela cuidamos; também tem a ver, parece-me, com o sentido de responsabilidade que cada um e cada uma de nós têm: relativamente a si mesmo, relativamente aos outros, relativamente à história do mundo, em construção em cada momento e na qual cada um e cada uma é personagem.
Nem sempre temos presente que a história do mundo tem o nosso rosto – o rosto de biliões de histórias pessoais – e nenhum destes rostos é insignificante. Criamos o mundo à nossa imagem. Que imagem é esta? O que vê o mundo quando nos olha? O que pensa o mundo quando nos olha? O que espera o mundo quando nos olha? Que mundo é este quando, ao contrário, não nos vê, sobre nós nada pensa e de nós nada espera?
Há aqui algo de fundamentalmente estranho; uma espécie de inadequação a nós mesmos e ao que nos rodeia. Continuamos à procura de um modo de habitar o mundo mais coerente, que será, certamente, mais feliz. Digo a mim mesma que não me posso resignar a acordar mal. Quero e tenho direito a acordar cada manhã como se fosse o início do mundo novo, virgem, santo, lugar de uma aventura fascinante balizada pelo beleza, pela luz, pela serenidade, pelo mistério, pela criação e pela ternura.
Permito-me dizer que este é, certamente, o modo como os meus contemporâneos desejam intimamente acordar para cada dia.
Que assim seja.


Isabel Varanda


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Não é uma sugestão, é um mandamento

Nos Evangelhos Sinóticos, lemos muito sobre as pregações de Jesus a propósito do «maior mandamento». Não é a grande sugestão, o grande conselho, a grande linha diretiva, mas um mandamento. Primeiro, temos de amar a Deus com todo o coração e com toda a nossa força, sobre todas as coisas. Ao trabalhar com os pobres camponeses da América Central, que não sabiam ler nem escrever, a frase que eu sempre ouvia era: «Primero, Dios». Deus tem de ser o primeiro nas nossas vidas, depois, todas as nossas prioridades estão corretamente ordenadas. Não amaremos menos as pessoas, mas mais, por amar a Deus. A segunda parte do «maior mandamento» é amarmos o próximo como a nós mesmos. E Jesus ensina-nos, na parábola do Bom Samaritano, que o nosso próximo é esse estrangeiro, esse homem ferido, essa pessoa esquecida, aquele que sofre e, por isso, tem um direito acrescido sobre o meu amor. Jesus manda-nos amar os estranhos. Se só saudamos os nossos, não fazemos mais do que os pagãos e os não cr
Talvez eu seja O sonho de mim mesma. Criatura-ninguém Espelhismo de outra Tão em sigilo e extrema Tão sem medida Densa e clandestina Que a bem da vida A carne se fez sombra. Talvez eu seja tu mesmo Tua soberba e afronta. E o retrato De muitas inalcançáveis Coisas mortas. Talvez não seja. E ínfima, tangente Aspire indefinida Um infinito de sonhos E de vidas. HILDA HILST Cantares de perda e predileção, 1983

Oh Senhor

Ó Senhor, que difícil é falar quando choramos, quando a alma não tem força, quando não podemos ver a beleza que tu entregas em cada amanhecer. Ó Senhor, dá-me forças para poder encontrar-te e ver-te em cada gesto, em cada coisa desta terra que Tu desenhaste só para mim. Ó Senhor, sim, eu seu preciso da tua mão, do abraço deste amigo que não está. Dá-me luz, à minha alma tão cansada, que num sonho queria acordar. Ó Senhor, hoje quero entregar-te o meu canto com a música que sinto. Eu queria transmitir através destas palavras. Fico mais perto de ti.