Avançar para o conteúdo principal

Doou o sorriso ao mundo

Texto de Marta Couto • 12/08/2014 - 11:37
Crónica
p3

Tinha uma linha a desenhar-lhe a boca e, por muito que os olhos se rissem, aquela reta nunca desviava os cantos da boca nem para cima nem para baixo. Estamos separados do cinema por uma tela, por isso, cumprimos a nossa função de espectadores de expressões: vemos, reparamos, comentamos e, na leitura acomodada e humilde de quem só vê, a reta que lhe desenha a boca não é mais que um somar de esgares que não permitem tirar nem um pedaço das ilações daquilo que realmente preocupa os outros na vida. Espectadores que somos, saímos da sala, egoístas de felizes com um filme que nos deixou a rir, e seguimos a nossa vida, com ou sem esgares ao canto da boca.

Robin Williams tinha a capacidade de fazer rir os outros, moldava a cara em expressões de desenho animado, arrancava gargalhadas sem abrir a boca, fosse isso o dom de uma vida que tantas vezes consome a energia até ao vazio que é sugar o próprio até não ter nada. Tinha a versatilidade dos maiores e sabia transportar na voz a mais densa das mensagens, como se contasse, de todas as vezes, histórias para crianças. Robin Williams tinha o dom de representar como um "adulto que há de ser para sempre menino" e era precisamente isso que o tornava doce e bom, para lá daquela tela, em que continuava sem expressão ao canto da boca.

É triste ler que Robin Williams morreu, por muito pouco próximo que ele nos seja. É transversalmente triste pensar que a vida lhe consumiu o sorriso que deixou nos outros, vezes sem conta. É penoso sequer supor que a tristeza o tenha devorado de tal maneira até ficar sem encanto para se continuar a deixar impressionar pela vida.

Não gosto de pensar que o homem que nos conseguiu emocionar à medida que nos ensinava a viver o “carpe diem” perdeu a força para o continuar a cumprir. É estranho, isto de confundir a ficção com a realidade, mas é tão fácil querer confundi-las, hoje, é tão fácil achar que a única homenagem justa ao homem que doou o sorriso ao mundo e perdeu o dele é subirmos todos para o topo das nossas mesas e gritarmos “oh, captain my captain”, para não o deixarmos, nunca, sair daquela sala, que há de ser sempre a nossa memória.


http://p3.publico.pt/cultura/filmes/13274/doou-o-sorriso-ao-mundo-e-perdeu-o-dele

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Não é uma sugestão, é um mandamento

Nos Evangelhos Sinóticos, lemos muito sobre as pregações de Jesus a propósito do «maior mandamento». Não é a grande sugestão, o grande conselho, a grande linha diretiva, mas um mandamento. Primeiro, temos de amar a Deus com todo o coração e com toda a nossa força, sobre todas as coisas. Ao trabalhar com os pobres camponeses da América Central, que não sabiam ler nem escrever, a frase que eu sempre ouvia era: «Primero, Dios». Deus tem de ser o primeiro nas nossas vidas, depois, todas as nossas prioridades estão corretamente ordenadas. Não amaremos menos as pessoas, mas mais, por amar a Deus. A segunda parte do «maior mandamento» é amarmos o próximo como a nós mesmos. E Jesus ensina-nos, na parábola do Bom Samaritano, que o nosso próximo é esse estrangeiro, esse homem ferido, essa pessoa esquecida, aquele que sofre e, por isso, tem um direito acrescido sobre o meu amor. Jesus manda-nos amar os estranhos. Se só saudamos os nossos, não fazemos mais do que os pagãos e os não cr
Talvez eu seja O sonho de mim mesma. Criatura-ninguém Espelhismo de outra Tão em sigilo e extrema Tão sem medida Densa e clandestina Que a bem da vida A carne se fez sombra. Talvez eu seja tu mesmo Tua soberba e afronta. E o retrato De muitas inalcançáveis Coisas mortas. Talvez não seja. E ínfima, tangente Aspire indefinida Um infinito de sonhos E de vidas. HILDA HILST Cantares de perda e predileção, 1983

Oh Senhor

Ó Senhor, que difícil é falar quando choramos, quando a alma não tem força, quando não podemos ver a beleza que tu entregas em cada amanhecer. Ó Senhor, dá-me forças para poder encontrar-te e ver-te em cada gesto, em cada coisa desta terra que Tu desenhaste só para mim. Ó Senhor, sim, eu seu preciso da tua mão, do abraço deste amigo que não está. Dá-me luz, à minha alma tão cansada, que num sonho queria acordar. Ó Senhor, hoje quero entregar-te o meu canto com a música que sinto. Eu queria transmitir através destas palavras. Fico mais perto de ti.