Avançar para o conteúdo principal
Da maneira cristã de lidar com a diferença
Rui Fernandes, sj
23 Fevereiro 2018
https://pontosj.pt/opiniao/da-maneira-crista-lidar-diferenca/

Nos últimos meses têm sido frequentes as notícias sobre grupos de católicos que se mobilizam para discutir e criticar certas questões, como a dos cristãos «recasados» e o seu acesso à comunhão, ou ainda sobre a reforma da liturgia. As interrogações são legítimas, e todo o debate sério, ainda que exigente e com o seu quê de ‘desconfortável’, é sempre bem-vindo. Implicitamente, estas questões parecem apontar para um problema mais silencioso, mas fundamental. Não estará a Igreja a «adaptar-se» demasiado às «modas contemporâneas»? Estaremos a perder o rumo?

A ideia de ‘perder o rumo’ significa, desde logo, um receio de perda de «identidade». Adaptando-se excessivamente, a Igreja corre o risco de deixar de ser quem é e de perder a sua «diferença» face a tudo o que não é cristão. Desde os começos, a Igreja tem-se posto a questão: o que significa «ser cristão»? Haverá alguma coisa de «específico»? A pergunta pode parecer estranha, mas ela tinha/tem que ver com coisas muito práticas: será que os cristãos devem viver misturados com os ‘não-cristãos’? Podem os cristãos fazer os mesmos trabalhos, ver os mesmos filmes, ter os mesmos gostos de um ‘não-cristão’?

As primeiras comunidades cristãs tomaram uma decisão clara: os cristãos vivem onde todos os outros vivem e trabalham como todos os outros. «Vivem no mundo, mas o seu coração está no céu», como diriam os cristãos dos primeiros séculos depois de Cristo. É uma intuição profunda mas difícil de concretizar/definir a priori. A diferença cristã é real, mas discreta. A dificuldade de manter essa «diferença» continuou – e talvez se tenha tornado ainda mais complexa – no momento em que o cristianismo se massificou: será que basta nascer em «solo cristão» para se ser cristão? O cristianismo é apenas um «costume»? Como se vê, a questão da «diferença cristã» é rica, mas não admite respostas fáceis nem simplistas.

A questão da «diferença cristã» não toca apenas à relação entre o cristianismo e o espaço não-cristão. Aliás, o problema coloca-se desde logo no interior do cristianismo. Viver como «comunidade» implica saber conjugar a diversidade na unidade. Assim, o cristianismo tem uma multiplicidade de textos, de ritos, de movimentos, de correntes espirituais, de perspectivas teológicas; mas também de funções e vocações no interior da comunidade. A fidelidade, no cristianismo, passa por uma capacidade de integrar a diversidade. Certas «guerras litúrgicas» e «teológicas» a que temos assistido ilustram bem a dificuldade real desse processo. Como acolher a diferença de posições de maneira cristã, desde logo no seio da comunidade?

Esta capacidade de se tornar «hospitaleiro da diferença» requer uma maior e melhor circulação de palavra. A Igreja tem mudado bastante, a este propósito – e ainda bem. Os leigos têm cada vez mais «voz»: uma voz credível, informada, inteligente e activa; uma voz de discernimento e de missão. Se, antes, a palavra estava concentrada nos clérigos ou religiosos, hoje ela circula por muito mais pessoas. Naturalmente, multiplicando-se as vozes, multiplica-se também a hipótese de crítica e de desacordo. Querer reprimir as vozes por medo da crítica ou para evitar conflitos não parece ser o caminho a seguir. Requer-se, isso sim, uma forma de falar e de ouvir cada vez mais inteligente e crítica; e também mais benevolente e adulta. E isso aprende-se falando. Mas esta aprendizagem requer também que saibamos distinguir entre «fidelidade e fixismo», entre «unidade e uniformidade» e entre «fins e meios». Fundamentalmente, isto exige que se supere o olhar de suspeita e condenação do outro, conservador ou progressista. Mergulhados em trincheiras, tornamo-nos todos relativistas: perdemos todos o rumo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Não é uma sugestão, é um mandamento

Nos Evangelhos Sinóticos, lemos muito sobre as pregações de Jesus a propósito do «maior mandamento». Não é a grande sugestão, o grande conselho, a grande linha diretiva, mas um mandamento. Primeiro, temos de amar a Deus com todo o coração e com toda a nossa força, sobre todas as coisas. Ao trabalhar com os pobres camponeses da América Central, que não sabiam ler nem escrever, a frase que eu sempre ouvia era: «Primero, Dios». Deus tem de ser o primeiro nas nossas vidas, depois, todas as nossas prioridades estão corretamente ordenadas. Não amaremos menos as pessoas, mas mais, por amar a Deus. A segunda parte do «maior mandamento» é amarmos o próximo como a nós mesmos. E Jesus ensina-nos, na parábola do Bom Samaritano, que o nosso próximo é esse estrangeiro, esse homem ferido, essa pessoa esquecida, aquele que sofre e, por isso, tem um direito acrescido sobre o meu amor. Jesus manda-nos amar os estranhos. Se só saudamos os nossos, não fazemos mais do que os pagãos e os não cr
Talvez eu seja O sonho de mim mesma. Criatura-ninguém Espelhismo de outra Tão em sigilo e extrema Tão sem medida Densa e clandestina Que a bem da vida A carne se fez sombra. Talvez eu seja tu mesmo Tua soberba e afronta. E o retrato De muitas inalcançáveis Coisas mortas. Talvez não seja. E ínfima, tangente Aspire indefinida Um infinito de sonhos E de vidas. HILDA HILST Cantares de perda e predileção, 1983

Oh Senhor

Ó Senhor, que difícil é falar quando choramos, quando a alma não tem força, quando não podemos ver a beleza que tu entregas em cada amanhecer. Ó Senhor, dá-me forças para poder encontrar-te e ver-te em cada gesto, em cada coisa desta terra que Tu desenhaste só para mim. Ó Senhor, sim, eu seu preciso da tua mão, do abraço deste amigo que não está. Dá-me luz, à minha alma tão cansada, que num sonho queria acordar. Ó Senhor, hoje quero entregar-te o meu canto com a música que sinto. Eu queria transmitir através destas palavras. Fico mais perto de ti.