Avançar para o conteúdo principal

Um dia negro



Que palavras se podem encontrar para descrever o que todos nós sentimos após o atentado contra o "Charlie Hebdo", em França? O jornalismo está de luto e cada jornalista, quer seja polemista ou não, tem hoje o coração pesado e triste. Os nossos pensamentos vão para os nossos colegas que perderam a vida apenas por exercerem a sua profissão, e aos seus próximos. Pensamos também nos polícias, friamente abatidos, que estavam lá para defender os valores que são nossos e a população.

Quer se goste ou não do "Charlie Hebdo", quer se partilhe ou não o seu ideário e o seu sentido de provocação, não é importante. Cada época conheceu os seus panfletários, os seus polemistas, que a dado momento caricaturaram os excessos do seu tempo. Sem eles, a democracia não se teria construído.

A liberdade de pensamento e de expressão é uma das aquisições fundamentais da nossa sociedade. Muitas vezes, e com justiça, levantamo-nos contra as prática que, em certos locais do mundo, visam amordaçar aqueles que ousam criticar e denunciar as injustiças e excessos de todo o género.

Quando o problema das caricaturas do profeta se colocou, ocorreu um debate aceso sobre a oportunidade ou não de as publicar. O "Charlie Hebdo" fê-lo em nome desta liberdade de expressão, não para atingir uma religião e os seus fiéis - mesmo que, sem dúvida, tenha sido o caso -, mas porque a redação não quis ceder às ameaças.

Ceder às ameaças é fazer recuar a democracia e a justiça. E por vezes, infelizmente, é preciso transgredir as regras de cortesia em nome de princípios que regem a nossa sociedade que procura construir um mundo melhor.

No momento de escrever estas linhas, ninguém reivindicou o atentado. Como é evidente, as suspeitas recaem sobre o extremismo radical islâmico, tendo em conta as ameaças de que o semanário satírico foi objeto, bem como o contexto internacional. Mas sejam quais forem os autores, a questão é saber em nome de que reivindicações se pode justificar o ato terrorista que ocorreu em Paris. Nenhuma causa, ainda que a mais nobre, justifica o desprezo da vida e o ódio pelo outro.

Mesmo que não partilhemos as posições do "Charlie Hebdo", é preciso saudar a coragem da redação por ter, por vezes - é verdade - com excesso, denunciado as injustiças, troçado, caricaturado, demonstrado os abusos,... Fizeram avançar o mundo. Ceder às ameaças e ao terrorismo, exercer a autocensura, seria a melhor vitória para aqueles que cometeram o inominável nesta sombria quarta-feira.

Em nome desta liberdade pela qual os nossos antepassados combateram, estamos todos solidários. Hoje, não é só a imprensa que está de luto. É um dia negro para a democracia e para o mundo. Para cada um de nós.



Jean-Jacques Durré 
Chefe de redação de "Médias Catholiques Belges Francophones" 
Trad.: Rui Jorge Martins 
Publicado em 07.01.2015

http://www.snpcultura.org/um_dia_negro.html

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Não é uma sugestão, é um mandamento

Nos Evangelhos Sinóticos, lemos muito sobre as pregações de Jesus a propósito do «maior mandamento». Não é a grande sugestão, o grande conselho, a grande linha diretiva, mas um mandamento. Primeiro, temos de amar a Deus com todo o coração e com toda a nossa força, sobre todas as coisas. Ao trabalhar com os pobres camponeses da América Central, que não sabiam ler nem escrever, a frase que eu sempre ouvia era: «Primero, Dios». Deus tem de ser o primeiro nas nossas vidas, depois, todas as nossas prioridades estão corretamente ordenadas. Não amaremos menos as pessoas, mas mais, por amar a Deus. A segunda parte do «maior mandamento» é amarmos o próximo como a nós mesmos. E Jesus ensina-nos, na parábola do Bom Samaritano, que o nosso próximo é esse estrangeiro, esse homem ferido, essa pessoa esquecida, aquele que sofre e, por isso, tem um direito acrescido sobre o meu amor. Jesus manda-nos amar os estranhos. Se só saudamos os nossos, não fazemos mais do que os pagãos e os não cr
Talvez eu seja O sonho de mim mesma. Criatura-ninguém Espelhismo de outra Tão em sigilo e extrema Tão sem medida Densa e clandestina Que a bem da vida A carne se fez sombra. Talvez eu seja tu mesmo Tua soberba e afronta. E o retrato De muitas inalcançáveis Coisas mortas. Talvez não seja. E ínfima, tangente Aspire indefinida Um infinito de sonhos E de vidas. HILDA HILST Cantares de perda e predileção, 1983

Oh Senhor

Ó Senhor, que difícil é falar quando choramos, quando a alma não tem força, quando não podemos ver a beleza que tu entregas em cada amanhecer. Ó Senhor, dá-me forças para poder encontrar-te e ver-te em cada gesto, em cada coisa desta terra que Tu desenhaste só para mim. Ó Senhor, sim, eu seu preciso da tua mão, do abraço deste amigo que não está. Dá-me luz, à minha alma tão cansada, que num sonho queria acordar. Ó Senhor, hoje quero entregar-te o meu canto com a música que sinto. Eu queria transmitir através destas palavras. Fico mais perto de ti.