Avançar para o conteúdo principal

Vivemos cheios de perguntas

"Vivemos cheios de perguntas. De perguntas para as quais não conseguimos respostas, a maior parte do tempo. Por vezes, são tantas as perguntas sem resposta, que se transformam numa espécie de ruído surdo, difuso. Como em (quase) tudo, importa perceber. E, uma coisa muito importante: perceber que nem sempre dá para perceber. E que, face a algumas perguntas, o melhor que se pode fazer é mesmo isso: não querer perceber. Uma coisa que só vem com o tempo e com umas quantas experiências, creio. Porque a nossa tendência natural é para esclarecer, dizer, ouvir, circunstanciar. O mais que se puder, por se pensar que é esse o caminho da paz, por mais difícil que às vezes possa ser. E não. Com o tempo, vamos aprendendo que nem sempre esse é o caminho da paz. E, que, por vezes, o melhor é não querer entender coisa nenhuma que não tenha uma explicação que não seja só água, de límpida. Porque esse é um caminho que não vai levar a sítio nenhum. Um caminho que nos desvia de outros caminhos. Mas, para chegar a este ponto, é mesmo preciso passar por umas quantas coisas. Não há uma maneira fácil. Não vem nos livros, não há filosofia que ensine. Por mais que as filosofias e que os livros sejam salvíficos, tem de ser da maneira difícil. Tem de ser pela vida. É pela vida que se chega a esse ponto de identificarmos o que é que não é para perceber. Que algumas perguntas têm mesmo de ficar sem resposta, sem que isso signifique abdicar da capacidade de ler o mundo, de registar. Tem de se passar pelas muitas declinações do inconcebível. A parte boa é que, sobrevivendo ao inconcebível, há algo em nós que é invencível. Haja vida em nós, esse dado invencível. Com alguma sorte, conservamos alguma inocência, Com alguma sorte, aprendemos a ganhar distância. Com alguma sorte, transformamos numa fortaleza serena a possibilidade permanente de nos (des)iludirmos. Haja as perguntas que houver, que haja sempre um lugar que seja seguro. Um lugar qualquer onde chegamos, respiramos fundo, dizemos baixinho deixa lá e, sem que saibamos como, está tudo bem tal como está, nesse lugar que para nós for seguro. 
Para mim, esse lugar é um sítio qualquer onde possa fazer comida. E nem sequer precisa de ser o lugar onde isso acontece habitualmente. Já fiz acontecer comida deliciosa nuns quantos sítios bem improváveis:) Basta que haja matéria-prima, um lume que se possa acender, o perfume de umas ervas e está. Um lugar seguro acontece e não há pergunta sem resposta que perturbe. Os únicos sons que importarão serão os sons das coisas a acontecer. O cortar das ervas. O estalar dos dentes de alho. O frigir do azeite numa sertã. A efervescência natural dos temperos. E o silêncio, depois. Aquele silêncio, quando tudo fica pronto, no lugar certo que foi inventado naquele momento irrepetível que já aconteceu, que já deixou de ser. Mas o maravilhoso de ter acontecido, o maravilhoso de poder acontecer indefinidamente, em variações que não podemos (nem queremos) antecipar. Reduto imperturbável que nos pertence por inteiro. Tomar como ponto de partida uns temperos e umas quantas coisas inconcebíveis e uns minutos depois, o que se põe em cima da mesa é comida deliciosa.  isso. Sem triunfalismos. Sem promessas vãs. Sem palavras que afinal não querem dizer nada.
 isso e sempre o encanto das coisas ínfimas. Uma toalha branca e a maneira como as coisas parecem (ainda) mais bonitas, numa toalha branca. O limonete apaziguador, dos chás das noites mais frias. Um sofá e as páginas inspiradoras desta revista, mais a alegria por ver esta casa nessas páginas. Estava escrito que assim seria. E o livro novo do Padre Tolentino Mendonça. Sem fazer perguntas. Sem esperar respostas. Lê-lo é o bastante. É o que interessa. Tudo o mais é ruído. "

http://d-amar.blogspot.pt/2017/10/?m=0

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Não é uma sugestão, é um mandamento

Nos Evangelhos Sinóticos, lemos muito sobre as pregações de Jesus a propósito do «maior mandamento». Não é a grande sugestão, o grande conselho, a grande linha diretiva, mas um mandamento. Primeiro, temos de amar a Deus com todo o coração e com toda a nossa força, sobre todas as coisas. Ao trabalhar com os pobres camponeses da América Central, que não sabiam ler nem escrever, a frase que eu sempre ouvia era: «Primero, Dios». Deus tem de ser o primeiro nas nossas vidas, depois, todas as nossas prioridades estão corretamente ordenadas. Não amaremos menos as pessoas, mas mais, por amar a Deus. A segunda parte do «maior mandamento» é amarmos o próximo como a nós mesmos. E Jesus ensina-nos, na parábola do Bom Samaritano, que o nosso próximo é esse estrangeiro, esse homem ferido, essa pessoa esquecida, aquele que sofre e, por isso, tem um direito acrescido sobre o meu amor. Jesus manda-nos amar os estranhos. Se só saudamos os nossos, não fazemos mais do que os pagãos e os não cr
Talvez eu seja O sonho de mim mesma. Criatura-ninguém Espelhismo de outra Tão em sigilo e extrema Tão sem medida Densa e clandestina Que a bem da vida A carne se fez sombra. Talvez eu seja tu mesmo Tua soberba e afronta. E o retrato De muitas inalcançáveis Coisas mortas. Talvez não seja. E ínfima, tangente Aspire indefinida Um infinito de sonhos E de vidas. HILDA HILST Cantares de perda e predileção, 1983

Oh Senhor

Ó Senhor, que difícil é falar quando choramos, quando a alma não tem força, quando não podemos ver a beleza que tu entregas em cada amanhecer. Ó Senhor, dá-me forças para poder encontrar-te e ver-te em cada gesto, em cada coisa desta terra que Tu desenhaste só para mim. Ó Senhor, sim, eu seu preciso da tua mão, do abraço deste amigo que não está. Dá-me luz, à minha alma tão cansada, que num sonho queria acordar. Ó Senhor, hoje quero entregar-te o meu canto com a música que sinto. Eu queria transmitir através destas palavras. Fico mais perto de ti.