Avançar para o conteúdo principal
Rui Jorge Martins
Fonte: Religión Digital
Imagem: Irene Montero, Pablo Iglesias | D.R.
Publicado em 05.09.2018

http://www.snpcultura.org/somos_ateus_mas_explicaremos_aos_nossos_filhos_que_os_nossos_amigos_crentes_rezaram_por_eles.html


O líder do partido espanhol Podemos, Pablo Iglesias, e a sua companheira, Irene Montero, membro da direção da mesma força política, agradeceram publicamente o encorajamento recebido na sequência do nascimento prematuro dos seus filhos.

Ainda que ambos se declarem não crentes, parte da família e amigos do casal são-no, tendo encomendado à oração a saúde de Manuel e Leo à oração.

«Somos ateus mas explicaremos aos nossos filhos que os nossos amigos crentes rezaram por eles. Consta-nos que a Virgem do Tránsito, Santa Rosa de Viterbo e Santa Maria Libertadora foram interpeladas (e nunca se sabe…). Há poucos gestos de amor e amizade mais bonitos», assinalam.

O comunicado enaltece o apoio de familiares de outras crianças, companheiros e adversários políticos, bem como dos médicos: «Tivemos a sorte, como todos os pais e mães de crianças prematuras do Hospital Gregório Marañón, de o doutor Manuel Sánchez Luna ter sido o seu anjo da guarda».

«Não deixámos de receber o carinho de muitos militantes do nosso espaço político, que encontram alguns minutos para nos dar ânimo, perguntar como corria e encher-nos de abraços. Um projeto político constrói-se sobretudo com grandes doses de amor», apontam.

O casal destaca que «algumas das palavras mais bonitas, alguns dos abraços mais sinceros, alguns dos conselhos mais proveitosos» vieram de personalidades que defendem posições politicas diferentes.

«Somos republicanos mas recordaremos que um rei e uma rainha telefonaram para perguntar pelos nossos filhos e que todos os nossos rivais políticos perguntaram com frequência como estavam», revelam.

Os líderes declaram que pretendem ensinar os filhos a serem «sempre respeitosos com quem pensa de maneira distinta, porque a humanidade, a decência e a amizade não são o património exclusivo de nenhuma causa».

«O nó que temos na garganta impeliu-nos a escrever para agradecer a quem nos ajudou a chegar até aqui. Esta nota é uma forma de encerrar uma etapa, cuidando da cicatriz que deixa para nunca a esquecer, porque esta cicatriz está cheia de amor pelos nossos filhos. Vamos», conclui o comunicado.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Não é uma sugestão, é um mandamento

Nos Evangelhos Sinóticos, lemos muito sobre as pregações de Jesus a propósito do «maior mandamento». Não é a grande sugestão, o grande conselho, a grande linha diretiva, mas um mandamento. Primeiro, temos de amar a Deus com todo o coração e com toda a nossa força, sobre todas as coisas. Ao trabalhar com os pobres camponeses da América Central, que não sabiam ler nem escrever, a frase que eu sempre ouvia era: «Primero, Dios». Deus tem de ser o primeiro nas nossas vidas, depois, todas as nossas prioridades estão corretamente ordenadas. Não amaremos menos as pessoas, mas mais, por amar a Deus. A segunda parte do «maior mandamento» é amarmos o próximo como a nós mesmos. E Jesus ensina-nos, na parábola do Bom Samaritano, que o nosso próximo é esse estrangeiro, esse homem ferido, essa pessoa esquecida, aquele que sofre e, por isso, tem um direito acrescido sobre o meu amor. Jesus manda-nos amar os estranhos. Se só saudamos os nossos, não fazemos mais do que os pagãos e os não cr
Talvez eu seja O sonho de mim mesma. Criatura-ninguém Espelhismo de outra Tão em sigilo e extrema Tão sem medida Densa e clandestina Que a bem da vida A carne se fez sombra. Talvez eu seja tu mesmo Tua soberba e afronta. E o retrato De muitas inalcançáveis Coisas mortas. Talvez não seja. E ínfima, tangente Aspire indefinida Um infinito de sonhos E de vidas. HILDA HILST Cantares de perda e predileção, 1983

Oh Senhor

Ó Senhor, que difícil é falar quando choramos, quando a alma não tem força, quando não podemos ver a beleza que tu entregas em cada amanhecer. Ó Senhor, dá-me forças para poder encontrar-te e ver-te em cada gesto, em cada coisa desta terra que Tu desenhaste só para mim. Ó Senhor, sim, eu seu preciso da tua mão, do abraço deste amigo que não está. Dá-me luz, à minha alma tão cansada, que num sonho queria acordar. Ó Senhor, hoje quero entregar-te o meu canto com a música que sinto. Eu queria transmitir através destas palavras. Fico mais perto de ti.