Avançar para o conteúdo principal

Caminhantes ou peregrinos?

D. Nuno Brás
A Voz da Verdade, 2012-05-27

“Eu era um caminhante; agora sou um peregrino” – confidenciava alguém, há dias, no final de uma peregrinação a pé a Fátima. Não era a primeira vez que fazia o percurso. No entanto, antes caminhava com devoção, é certo, mas pelo prazer de caminhar juntamente com o resto do grupo. Agora, que se tinha deixado encontrar por Jesus Cristo, precisamente durante a caminhada em direcção a Fátima, tinha passado a ser “peregrino”.
O que sucedeu a este cristão durante a sua peregrinação para Fátima, integrado num dos muitos grupos que para lá se dirigem durante estes meses, em particular durante o mês de Maio, acontece-nos também na nossa vida. Também aqui, não raras vezes, vivemos pelo simples facto de estarmos vivos; vivemos com os outros e na sua companhia mas vivemos por viver; vivemos mesmo com objectivos altruístas, para ajudar os que mais necessitam, mas procurando, afinal, “sentirmo-nos bem connosco mesmos”.
Outra coisa é encontrar um rumo para a vida; e, outra ainda, é aceitar que este rumo não seja um objectivo qualquer ou determinado simplesmente por cada um, mas o fruto de um encontro com Jesus, “Caminho, Verdade e Vida”, que nos ajuda a peregrinar até junto do Pai.
“Eu sou, junto de Vós, um peregrino”, rezava o salmista (Sl 39,12). Viver como “peregrino de Deus”, à procura do Seu rosto, conscientes que este percurso se realiza com Aquele que se faz “peregrino” entre os homens, que os acompanha hoje como outrora aos discípulos de Emaús – eis o que distingue o cristão.
Ser cristão não é nunca algo que esteja completamente realizado à partida. Pelo contrário: exige um peregrinar diário, não apenas interior e muito menos solitário, mas igualmente uma mudança exterior de atitudes e de modos de ser e de viver com os outros, e a percepção de que Aquele que se nos apresenta como “Caminho, Verdade e Vida” o encontramos na comunidade dos crentes que é a Igreja.
Trata-se, afinal, de nos deixarmos conduzir, nesta peregrinação da nossa vida, pelo Espírito Santo que, actuando no nosso coração, nos aponta como meta o encontro pleno com Deus. Eis também em que consiste a verdadeira felicidade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Talvez eu seja O sonho de mim mesma. Criatura-ninguém Espelhismo de outra Tão em sigilo e extrema Tão sem medida Densa e clandestina Que a bem da vida A carne se fez sombra. Talvez eu seja tu mesmo Tua soberba e afronta. E o retrato De muitas inalcançáveis Coisas mortas. Talvez não seja. E ínfima, tangente Aspire indefinida Um infinito de sonhos E de vidas. HILDA HILST Cantares de perda e predileção, 1983

Não é uma sugestão, é um mandamento

Nos Evangelhos Sinóticos, lemos muito sobre as pregações de Jesus a propósito do «maior mandamento». Não é a grande sugestão, o grande conselho, a grande linha diretiva, mas um mandamento. Primeiro, temos de amar a Deus com todo o coração e com toda a nossa força, sobre todas as coisas. Ao trabalhar com os pobres camponeses da América Central, que não sabiam ler nem escrever, a frase que eu sempre ouvia era: «Primero, Dios». Deus tem de ser o primeiro nas nossas vidas, depois, todas as nossas prioridades estão corretamente ordenadas. Não amaremos menos as pessoas, mas mais, por amar a Deus. A segunda parte do «maior mandamento» é amarmos o próximo como a nós mesmos. E Jesus ensina-nos, na parábola do Bom Samaritano, que o nosso próximo é esse estrangeiro, esse homem ferido, essa pessoa esquecida, aquele que sofre e, por isso, tem um direito acrescido sobre o meu amor. Jesus manda-nos amar os estranhos. Se só saudamos os nossos, não fazemos mais do que os pagãos e os não cr

Oh Senhor

Ó Senhor, que difícil é falar quando choramos, quando a alma não tem força, quando não podemos ver a beleza que tu entregas em cada amanhecer. Ó Senhor, dá-me forças para poder encontrar-te e ver-te em cada gesto, em cada coisa desta terra que Tu desenhaste só para mim. Ó Senhor, sim, eu seu preciso da tua mão, do abraço deste amigo que não está. Dá-me luz, à minha alma tão cansada, que num sonho queria acordar. Ó Senhor, hoje quero entregar-te o meu canto com a música que sinto. Eu queria transmitir através destas palavras. Fico mais perto de ti.