Avançar para o conteúdo principal

O que é um louco?


Por Rui Tavares
Publico 2012-03-21


No Verão passado, quando o assassino AndersBreivik matou na Noruega mais de setenta pessoas, na sua maioria adolescentes,passei dois dias lendo o seu compêndio de mais de duas mil páginas comelucubrações contra o multiculturalismo, descrições da preparação do seuatentado e uma enxurrada de recriminações aos muçulmanos, aossociais-democratas e à esquerda em geral.

Desde então, a opinião de que esse assassino era um louco acabou por se tornardominante. Tanto quanto sei, foi até validada num primeiro momento pelo sistemajudicial norueguês, o que gerou controvérsia e levou ao pedido de uma segundaavaliação psiquiátrica do assassino.

A sociedade procura uma resposta a essa pergunta - é louco ou não é louco -como se ela fosse o fim do assunto. E, no entanto, ela é só o início. Ser louconão é um buraco negro que engole todas as outras explicações. Pode, no máximo,ser um espelho distorcido; mas a loucura não existe fora da sociedade nem setrata de uma forma binária, louco ou não-louco. Há uma gradação, há momentos ehá tipos de loucura.

O facto de Breivik ser louco, se de facto é, não significa que ele não sejalouco e racista, louco e influenciado por anos de propaganda alarmista sobre osmalefícios da presença de muçulmanos na Europa e de discurso agressivo contra a"traição" da esquerda e do multiculturalismo. Não significa que o seucompêndio, como descobri ao lê-lo, não esteja racionalmente construído parainfetar outros cérebros com o mesmo vírus. Não significa que ele não estejaconsciente, hiperconsciente até, do simbolismo político do seu ato para umaminoria de pessoas que vivem na mesma realidade que ele. E não significa, acimade tudo, que possamos varrer essa realidade para debaixo do tapete da"loucura", ou seremos então nós uma sociedade com pouca noção do queé um debate saudável sobre o mal.

No Outuno e no Inverno, os alemães descobriram com espanto que um grupo deneonazis tinha assassinado quase uma dezena de imigrantes turcos, ao longo dosanos.

E, neste fim de Inverno e início de Primavera, vemos estes assassinatos emFrança. O ataque contra a escola judaica é, indubitavelmente, um ataqueanti-semita; propositadamente um ataque num lugar pertencendo à comunidadejudaica, com uma intenção deliberada de assassinar judeus.

Não sabemos se o ataque que dias antes foi perpetrado por alguém que se vestiada mesma forma e usava métodos semelhantes ao do assassino da escola judaica emToulouse foi também um ataque com elemento racial. Na verdade, foram doisataques, e em todos eles morreram militares franceses de origem magrebina (efoi ferido um negro).

Caso se confirme que foi a mesma pessoa a realizar ambos os ataques,independentemente da motivação, rapidamente reencontraremos o debate sobre se élouco ou não é louco o assassino. Mas não podemos ficar por aí: há loucosincapazes de partir um ovo cozido e que não conseguiriam matar uma mosca; hágente que passa por saudável tendo ideias violentas, cabeça fria e vontade cruel.

De cada vez que num crime racista vemos apenas um louco e nos despachamos afechar um debate na sociedade, isso quer dizer que não entendemos nem aloucura, nem o racismo, nem a importância de um debate na sociedade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Não é uma sugestão, é um mandamento

Nos Evangelhos Sinóticos, lemos muito sobre as pregações de Jesus a propósito do «maior mandamento». Não é a grande sugestão, o grande conselho, a grande linha diretiva, mas um mandamento. Primeiro, temos de amar a Deus com todo o coração e com toda a nossa força, sobre todas as coisas. Ao trabalhar com os pobres camponeses da América Central, que não sabiam ler nem escrever, a frase que eu sempre ouvia era: «Primero, Dios». Deus tem de ser o primeiro nas nossas vidas, depois, todas as nossas prioridades estão corretamente ordenadas. Não amaremos menos as pessoas, mas mais, por amar a Deus. A segunda parte do «maior mandamento» é amarmos o próximo como a nós mesmos. E Jesus ensina-nos, na parábola do Bom Samaritano, que o nosso próximo é esse estrangeiro, esse homem ferido, essa pessoa esquecida, aquele que sofre e, por isso, tem um direito acrescido sobre o meu amor. Jesus manda-nos amar os estranhos. Se só saudamos os nossos, não fazemos mais do que os pagãos e os não cr
Talvez eu seja O sonho de mim mesma. Criatura-ninguém Espelhismo de outra Tão em sigilo e extrema Tão sem medida Densa e clandestina Que a bem da vida A carne se fez sombra. Talvez eu seja tu mesmo Tua soberba e afronta. E o retrato De muitas inalcançáveis Coisas mortas. Talvez não seja. E ínfima, tangente Aspire indefinida Um infinito de sonhos E de vidas. HILDA HILST Cantares de perda e predileção, 1983

Oh Senhor

Ó Senhor, que difícil é falar quando choramos, quando a alma não tem força, quando não podemos ver a beleza que tu entregas em cada amanhecer. Ó Senhor, dá-me forças para poder encontrar-te e ver-te em cada gesto, em cada coisa desta terra que Tu desenhaste só para mim. Ó Senhor, sim, eu seu preciso da tua mão, do abraço deste amigo que não está. Dá-me luz, à minha alma tão cansada, que num sonho queria acordar. Ó Senhor, hoje quero entregar-te o meu canto com a música que sinto. Eu queria transmitir através destas palavras. Fico mais perto de ti.