Avançar para o conteúdo principal

Quando começa a vir o tempo quente e os sapatos abertos se impõem, começa uma fase de sofrimento para os meus pés, que tendem a ficar cheios de calosidades e, volta e meia, também com bolhas.
Por isso, por estes dias, todas as manhãs, esfrego os pés com creme próprio.
Porque estou a contar isto?
Porque, hoje de manhã, enquanto o fazia, dei por mim a pensar: "É importante preparar os pés para o caminho, mas a preparação tem de ser isso mesmo: preparação".
Tentando explicar-me: Se eu saísse de casa sem ter estes cuidados com os pés, estava a comprometer parte da alegria e da produtividade do meu dia. Portanto, é importante que o faça, ainda que isto implique atrasar-me 5 ou 10 minutos na saída de casa (porque além de deitar o creme, tenho de esperar que se entranhe, para não derrapar). No entanto, é uma preparação. Não deito o creme para a seguir me voltar deitar na cama, mas sim para me fazer ao caminho, para enfrentar melhor um dia. Não fico o dia todo a preparar-me, mas, em vez disso, preparo-me e sigo.

Ao pensar nisto, pensava em duas grandes tentações da nossa Fé:

  • Uma é pormo-nos a caminho sem preparação;
  • A outra é passarmos tanto tempo a prepararmo-nos, a ensairmo-nos, a dizermos "ainda não estou pronto", "ainda não estou preparado", "não é possível que Deus me chame, porque ainda não estou pronto", que, muitas vezes, fazemos da vida apenas um rascunho, apenas um ensaio.

Depois, fui pelo caminho a pensar se esta percepção de preparação q.b. não estava já  na génese da nossa Fé, na tradição a que pertencemos.
Lembrei-me de dois textos: um o anúncio da Páscoa judaica a Moisés ("Comê-la-eis desta maneira: os rins cingidos, as sandálias nos pés, e o cajado na mão. Comê-la-eis à pressa." - Ex 12, 11), o outro o envio dos discípulos por Jesus, dois a dois ("Ordenou-lhes que nada levassem para o caminho, a não ser um cajado: nem pão, nem alforge, nem dinheiro no cinto: que fossem calçados com sandálias e não levassem duas túnicas." - Mc 6, 8-9).
Ensina-nos, Jesus de Nazaré, a arte de estarmos sempre prontos. Sim, a arte de nos prepararmos não como quem há-de prestar provas, mas como quem se sente a cada dia enviado e, por isso, tem de ter sempre os rins cingidos e as sandálias calçadas.
Não nos deixes cair na tentação de não nos prepararmos a cada dia, mas também não nos deixes cair na tentação de nos prepararmos para aquele dia que há-de vir, aquele lá longe, aquele em que nos sentiremos preparados e então...
Faz-nos viver hoje como quem sabe que se prepara e quem se abre confiante ao Espírito que nos prepara para todos os desafios que nos lanças.
Não nos deixes viver às pressas. Ajuda-nos antes a viver como quem saboreia, como quem descobre com atenção para o que servem as sandálias que já trazemos calçadas (mesmo quanto mal apertadas) e o cajado que já seguramos nas mãos.
Por muito que nos doam os pés, não nos deixes nunca desistir do caminho. Parar para respirar, para olhar a paisagem, para consultar os mapas do coração, para apertar um pouco melhor as sandálias, sim. Parar por medo, NUNCA.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Não é uma sugestão, é um mandamento

Nos Evangelhos Sinóticos, lemos muito sobre as pregações de Jesus a propósito do «maior mandamento». Não é a grande sugestão, o grande conselho, a grande linha diretiva, mas um mandamento. Primeiro, temos de amar a Deus com todo o coração e com toda a nossa força, sobre todas as coisas. Ao trabalhar com os pobres camponeses da América Central, que não sabiam ler nem escrever, a frase que eu sempre ouvia era: «Primero, Dios». Deus tem de ser o primeiro nas nossas vidas, depois, todas as nossas prioridades estão corretamente ordenadas. Não amaremos menos as pessoas, mas mais, por amar a Deus. A segunda parte do «maior mandamento» é amarmos o próximo como a nós mesmos. E Jesus ensina-nos, na parábola do Bom Samaritano, que o nosso próximo é esse estrangeiro, esse homem ferido, essa pessoa esquecida, aquele que sofre e, por isso, tem um direito acrescido sobre o meu amor. Jesus manda-nos amar os estranhos. Se só saudamos os nossos, não fazemos mais do que os pagãos e os não cr
Talvez eu seja O sonho de mim mesma. Criatura-ninguém Espelhismo de outra Tão em sigilo e extrema Tão sem medida Densa e clandestina Que a bem da vida A carne se fez sombra. Talvez eu seja tu mesmo Tua soberba e afronta. E o retrato De muitas inalcançáveis Coisas mortas. Talvez não seja. E ínfima, tangente Aspire indefinida Um infinito de sonhos E de vidas. HILDA HILST Cantares de perda e predileção, 1983

Oh Senhor

Ó Senhor, que difícil é falar quando choramos, quando a alma não tem força, quando não podemos ver a beleza que tu entregas em cada amanhecer. Ó Senhor, dá-me forças para poder encontrar-te e ver-te em cada gesto, em cada coisa desta terra que Tu desenhaste só para mim. Ó Senhor, sim, eu seu preciso da tua mão, do abraço deste amigo que não está. Dá-me luz, à minha alma tão cansada, que num sonho queria acordar. Ó Senhor, hoje quero entregar-te o meu canto com a música que sinto. Eu queria transmitir através destas palavras. Fico mais perto de ti.