Avançar para o conteúdo principal

O presente da minha irmã Anabela (Perfeito!)


Às vezes, parece-me que a minha irmã Anabela é quem guarda mais daquele tempo que todos vivemos, mas que fomos perdendo.
As fotografias não existem apenas nos álbuns lá de casa, estão gravadas naquilo que nos constitui: uma menina de olhos grandes sempre a sorrir. A minha família e eu, mesmo que espalhados por lugares e idades, temos em nós essa menina de olhos grandes sempre a sorrir. Em muitas coisas importantes, todos somos a minha irmã Anabela.
Somos a minha irmã Anabela sobretudo em silêncio. Estamos, por exemplo, rodeados de pensamentos. Como se estivéssemos a atravessar uma floresta de pensamentos. Lá ao fundo, suspeitamos a existência de uma sombra que nos poderá magoar. Então, somos a minha irmã Anabela na fragilidade e, também, ainda mais, na força imensa com que atravessamos esse caminho. Porque nenhum caminho ficará por fazer, mesmo que seja necessário arrancar a própria pele: fazer um corte, agarrar a própria pele com as duas mãos e arrancá-la.
Somos a minha irmã Anabela quando continuamos a acreditar, apesar de tudo o que se atira à nossa frente. O horizonte é a verdade. Só o horizonte nos salva.
Um dia, o meu pai encontrou um professor de matemática da minha irmã que, quando soube que ela era sua filha, a elogiou de uma forma que o meu pai não esqueceu durante toda a sua vida. O orgulho que sentiu nesse dia justificou todos os sacrifícios. Nós não estávamos lá, apenas escutámos a descrição feita pelos olhos do meu pai ou, mais tarde e mais vezes, escutámos a descrição dos olhos do meu pai feita pela minha mãe. Mas sabemos que é exatamente esse o orgulho que sentimos pela minha irmã Anabela, por tudo o que ela alcançou, por tudo o que ela é. Esse é o orgulho que a minha mãe sente pela sua filha, que as minhas sobrinhas sentem pela sua mãe, que eu e a minha irmã Alzira sentimos por ela.
Talvez haja uma certa natureza de palavras que fique por dizer às irmãs do meio. Aquilo que ficamos à espera que seja adivinhado não é suficiente, não substitui a justiça dessas palavras, a injustiça desse silêncio.
A minha irmã Anabela protege a pureza dentro de si. Essa é a sua missão. Caminha no interior de si própria, descalça, segurando a pureza com as duas mãos, um cálice quase a transbordar. Olhamo-la e sabemos o quanto dependemos da certeza firme dos seus passos. Transporta uma carga tão preciosa que não conseguimos imaginar como seria perder tanto na nossa vida. Mas, às vezes, desviamos o olhar e, por instantes, distraímo-nos, damos o seu coração e a sua inteligência por garantidos.
Hoje, no momento em que escrevo, a minha irmã Anabela faz anos. Mais logo, vamos jantar. Hei de chegar a horas, vestido com roupas mais ou menos novas, passadas a ferro. Em dias como este, tem de haver alguma coisa especial, mesmo que seja apenas um detalhe, mesmo que seja apenas uma intenção, uma toalha de mesa ou um serviço de loiça. Não sei qual será o assunto de que iremos falar, mas sei qual será o seu tom de voz enquanto estiver a abrir gavetas e a pôr a mesa. Sei qual será a sua expressão à espera da salada. A minha irmã Anabela vai querer escolher a música, mas não vai saber muito bem qual a mais adequada, talvez algum dos discos brasileiros que recebeu num Natal dos anos noventa. Aquilo que sabe é a maneira como quer que o jantar corra, como quer que as pessoas se sintam. A minha irmã Anabela ficará contente se toda a gente falar ao mesmo tempo: as vozes das minhas sobrinhas a cruzarem a mesa, a voz do meu filho a pedir qualquer coisa, eu a concordar com o meu cunhado acerca, por exemplo, do trânsito nas segundas-feiras de manhã. A minha irmã Anabela não pede muito.
Ainda não lhe comprei nenhum presente. Não vou ter tempo de comprá-lo e, pior, não sei se saberia escolher algum objeto que ela quisesse, precisasse e lhe demonstrasse aquilo que eu, seu irmão, quero que ela saiba. Por isso, decidi escrever-lhe estas palavras. Será um presente oferecido com atraso porque não lho entrego hoje. Não sou capaz. Há um silêncio em mim que não deixa. Vou esperar que sejam publicadas e que alguém lhas mostre. Esse momento futuro é o presente invisível que tenho para dar à minha irmã Anabela, menina de olhos grandes sempre a sorrir.


Ler mais: http://visao.sapo.pt/o-presente-da-minha-irma-anabela=f685849#ixzz26NEXDhaq

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Não é uma sugestão, é um mandamento

Nos Evangelhos Sinóticos, lemos muito sobre as pregações de Jesus a propósito do «maior mandamento». Não é a grande sugestão, o grande conselho, a grande linha diretiva, mas um mandamento. Primeiro, temos de amar a Deus com todo o coração e com toda a nossa força, sobre todas as coisas. Ao trabalhar com os pobres camponeses da América Central, que não sabiam ler nem escrever, a frase que eu sempre ouvia era: «Primero, Dios». Deus tem de ser o primeiro nas nossas vidas, depois, todas as nossas prioridades estão corretamente ordenadas. Não amaremos menos as pessoas, mas mais, por amar a Deus. A segunda parte do «maior mandamento» é amarmos o próximo como a nós mesmos. E Jesus ensina-nos, na parábola do Bom Samaritano, que o nosso próximo é esse estrangeiro, esse homem ferido, essa pessoa esquecida, aquele que sofre e, por isso, tem um direito acrescido sobre o meu amor. Jesus manda-nos amar os estranhos. Se só saudamos os nossos, não fazemos mais do que os pagãos e os não cr
Talvez eu seja O sonho de mim mesma. Criatura-ninguém Espelhismo de outra Tão em sigilo e extrema Tão sem medida Densa e clandestina Que a bem da vida A carne se fez sombra. Talvez eu seja tu mesmo Tua soberba e afronta. E o retrato De muitas inalcançáveis Coisas mortas. Talvez não seja. E ínfima, tangente Aspire indefinida Um infinito de sonhos E de vidas. HILDA HILST Cantares de perda e predileção, 1983

Oh Senhor

Ó Senhor, que difícil é falar quando choramos, quando a alma não tem força, quando não podemos ver a beleza que tu entregas em cada amanhecer. Ó Senhor, dá-me forças para poder encontrar-te e ver-te em cada gesto, em cada coisa desta terra que Tu desenhaste só para mim. Ó Senhor, sim, eu seu preciso da tua mão, do abraço deste amigo que não está. Dá-me luz, à minha alma tão cansada, que num sonho queria acordar. Ó Senhor, hoje quero entregar-te o meu canto com a música que sinto. Eu queria transmitir através destas palavras. Fico mais perto de ti.