Avançar para o conteúdo principal

Vale de lágrimas

É difícil que um cristão dos nossos dias não seja confrontado com vários tipos de discurso assumidamente cristãos que, por estarem centrados na experiência do sofrimento, da dor e da culpa são lidos como antiquados ou "negativos". Temos muita dificuldade em conciliar a ideia de que a vida é uma bênção, qualquer coisa boa e digna de ser agradecida, com a ideia de que a vida é um "vale de lágrimas" e, no nosso tempo, tendemos a deixar ganhar a primeira em relação à segunda. Essa tendência - que se revela também em não prestarmos muita atenção a algumas passagens do Evangelho ou então a tentar suavizá-las - pode ter várias justificações pastorais válidas, mas não é por isso que deixa de ter um grande perigo de que o Papa Francisco muito fala: o perigo de tirar a Cruz do Cristianismo.

Acho que essa tendência vence tão fácil e frequentemente porque gostamos muito de associar Jesus Cristo a um conceito de felicidade muito vago onde tanto cabe uma coisa como o seu contrário. Mas como é que se pode dizer que um homem crucificado, abandonado por quase todos, desprezado e cuspido, completamente fracassado, sem trabalho nem filhos, sem dinheiro e sem casa fixa, pode ser a felicidade em pessoa? Certamente nenhum de nós deseja isso para si. Certamente que quando imaginamos a nossa vida feliz não imaginamos este cenário.

O próprio Jesus nas Bem-aventuranças deixa as coisas bem claras. A vida de que ele veio falar, a vida que nos veio oferecer não é nada mais nada menos do que a completa e total inversão daquilo que nós julgamos naturalmente ser a felicidade. Felizes são os que choram, os que são pobres, os que são perseguidos. O texto de S. Lucas não deixa margem para dúvidas: "ai de vós, os ricos, porque recebestes a vossa consolação! Ai de vós, os que estais agora fartos, porque haveis de ter fome! Ai de vós, os que agora rides, porque gemereis e chorareis! Ai de vós, quando todos disserem bem de vós!". Se tirarmos as lágrimas da vida, provavelmente estaremos também a tirar Cristo.

De tudo isto não se segue que o caminho que devemos tomar seja o da procura do sofrimento a todo o custo. É mentira e é perigoso dizer que uma vez que Cristo está onde o sofrimento está, quanto mais sofrimento, mais Cristo. Mas por outro lado, decididamente o sofrimento não é qualquer coisa a eliminar o mais depressa possível ou a esconder num canto da existência. Não foi isso que Jesus fez e nós cristãos não o podemos fazer. O sofrimento, a morte e a culpa não são a negação da vida que nos está reservada como verdadeira vida feliz. A Cruz é para ser elevada. O sofrimento é para ser elevado, para ser mostrado aos homens: só assim se pode aprender o que é a verdadeira felicidade. Na Cruz o sofrimento, a culpa e morte com a presença de Cristo passam de monstros a professores, passam de armas destruidoras, a sinais de que estamos feitos para mais do que aquilo que este mundo nos oferece. Mas nessa passagem não deixam de ser sofrimento, culpa e morte.

A alegria cristã tem ser uma alegria sofrida. A alegria cristã tem de ser uma alegria impossível. A alegria dos pobres, dos fracassados, dos fracos, dos que choram. A vida é um vale de lágrimas, sim senhor. Mas enquanto chora, o cristão reza o Salmo: "Ainda que passe por vales tenebrosos, sei que tu estás comigo".



Vasco Cordovil Cardoso 
12.05.2014

http://www.essejota.net/index.php?a=vnrhrlqqvkuivvqluprhrsqhutrhqqqkqruiqjrurqrrqjrnvvqnqlqrvrqjrurn

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Não é uma sugestão, é um mandamento

Nos Evangelhos Sinóticos, lemos muito sobre as pregações de Jesus a propósito do «maior mandamento». Não é a grande sugestão, o grande conselho, a grande linha diretiva, mas um mandamento. Primeiro, temos de amar a Deus com todo o coração e com toda a nossa força, sobre todas as coisas. Ao trabalhar com os pobres camponeses da América Central, que não sabiam ler nem escrever, a frase que eu sempre ouvia era: «Primero, Dios». Deus tem de ser o primeiro nas nossas vidas, depois, todas as nossas prioridades estão corretamente ordenadas. Não amaremos menos as pessoas, mas mais, por amar a Deus. A segunda parte do «maior mandamento» é amarmos o próximo como a nós mesmos. E Jesus ensina-nos, na parábola do Bom Samaritano, que o nosso próximo é esse estrangeiro, esse homem ferido, essa pessoa esquecida, aquele que sofre e, por isso, tem um direito acrescido sobre o meu amor. Jesus manda-nos amar os estranhos. Se só saudamos os nossos, não fazemos mais do que os pagãos e os não cr
Talvez eu seja O sonho de mim mesma. Criatura-ninguém Espelhismo de outra Tão em sigilo e extrema Tão sem medida Densa e clandestina Que a bem da vida A carne se fez sombra. Talvez eu seja tu mesmo Tua soberba e afronta. E o retrato De muitas inalcançáveis Coisas mortas. Talvez não seja. E ínfima, tangente Aspire indefinida Um infinito de sonhos E de vidas. HILDA HILST Cantares de perda e predileção, 1983

Oh Senhor

Ó Senhor, que difícil é falar quando choramos, quando a alma não tem força, quando não podemos ver a beleza que tu entregas em cada amanhecer. Ó Senhor, dá-me forças para poder encontrar-te e ver-te em cada gesto, em cada coisa desta terra que Tu desenhaste só para mim. Ó Senhor, sim, eu seu preciso da tua mão, do abraço deste amigo que não está. Dá-me luz, à minha alma tão cansada, que num sonho queria acordar. Ó Senhor, hoje quero entregar-te o meu canto com a música que sinto. Eu queria transmitir através destas palavras. Fico mais perto de ti.