Avançar para o conteúdo principal

Anúncio na periferia

P. Vitor Gonçalves


"O Anjo Gabriel foi enviado por Deus
a uma cidade da Galileia chamada Nazaré…”
Lc 1, 26





Quando pensamos em periferias referimo-nos àquilo que está afastado do centro, distante do mais importante e decisivo, dos lugares de destaque e de poder. E, normalmente, estamos aí nós, pois cada um tem também as suas periferias: os lugares, pessoas, e realidades a que damos menos importância. Creio que em Deus não há periferias pois onde está a vida e onde estão as pessoas, Ele está. E, talvez por isso, tenha um particular gosto em surpreender-nos nas suas escolhas: Abraão era tão periférico sem terra nem descendência, Moisés tão gago e tão “queimado” entre os seus, David tão novo que quase é esquecido pelo pai, e assim por diante, na lista de surpresas de Deus! Assim, para a vinda do Messias, iria Deus subjugar-se ao poder religioso e político de Jerusalém, assente numa religião “perfeita” e perita em excluir e desprezar as periferias dos que não a conseguiam cumprir? 
“De Nazaré pode vir alguma coisa boa?” (Jo 1, 46) dirá Natanael a Filipe fazendo eco da insignificância do lugar. Sim, não será em Jerusalém mas num humilde lugar da Galileia (chamada “dos gentios”, acentuando a sua periferia), não no Templo ou num palácio mas numa casa familiar, não a uma rainha mas a uma jovem desposada com um carpinteiro, que Deus anuncia o nascimento de Jesus. Quem poderia adivinhar que Deus entraria na história pela pequena porta da pobreza, pelo sim de Maria (e de José, claro!)? Deus assume fazer-se pequeno e entrar no nosso mundo pela fragilidade das nossas vidas e da nossa história. Deus, para sempre, faz-se um de nós, é “Deus connosco”, plenamente e silenciosamente. Não haverá salvas de morteiros, nem notícias de abertura em telejornais, e até os anjos de Belém terão como “share” do anúncio celeste uns pobres pastores do campo (mais uns periféricos da religião e do poder, transformados em arautos da melhor notícia para o mundo)! 
Maria, também é “periferia” da descendência de David, que será dada a Jesus, por José! Talvez representando tantas mulheres que, ao longo da história e dos tempos (e hoje também) são das periferias mais próximas de todos. Tantas vezes sofrendo desigualdades, exclusões, violência e morte: quarenta mulheres mortas em Portugal por maridos e ex-maridos, e sabe Deus quem, ao longo de 2014?; namoradas violentadas por namorados?; exclusão no trabalho quando engravidam? Jesus virá olhar de modo diferente as mulheres, apresentando-as como modelo de verdadeiros discípulos, valorizando a sua dignidade e dons próprios. E nós, aqui e agora?
Quantas periferias podemos encontrar à volta do nascimento de Jesus, onde Deus encarna, e nos pede que façamos o mesmo? A periferia de espaços familiares (onde há fome de diálogo e atenção mútua pois quanta distância, às vezes, existe numa mesma casa!), a periferia entre donos e empregados (onde nenhum lucro, fruto da exploração de outros, agrada a Deus!), as periferias de uma “comunidade” (onde grupinhos e capelinhas rivalizam por poder!), a periferia dos mais velhos (esquecidos, abandonados, “peso” nas nossas vidas egoístas e sedentas de prazer e distrações!), a periferia de mim mesmo (onde acumulo mágoas e ressentimentos, decisões corajosas e gestos que fariam felizes outros!). Parece um olhar desencantado mas não é! Eu acredito que Deus vem constantemente a essas periferias, e recebe muitos “sim”! Que alegria se Ele escutasse o meu também!




Voz da Verdade 2014.12.21

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Não é uma sugestão, é um mandamento

Nos Evangelhos Sinóticos, lemos muito sobre as pregações de Jesus a propósito do «maior mandamento». Não é a grande sugestão, o grande conselho, a grande linha diretiva, mas um mandamento. Primeiro, temos de amar a Deus com todo o coração e com toda a nossa força, sobre todas as coisas. Ao trabalhar com os pobres camponeses da América Central, que não sabiam ler nem escrever, a frase que eu sempre ouvia era: «Primero, Dios». Deus tem de ser o primeiro nas nossas vidas, depois, todas as nossas prioridades estão corretamente ordenadas. Não amaremos menos as pessoas, mas mais, por amar a Deus. A segunda parte do «maior mandamento» é amarmos o próximo como a nós mesmos. E Jesus ensina-nos, na parábola do Bom Samaritano, que o nosso próximo é esse estrangeiro, esse homem ferido, essa pessoa esquecida, aquele que sofre e, por isso, tem um direito acrescido sobre o meu amor. Jesus manda-nos amar os estranhos. Se só saudamos os nossos, não fazemos mais do que os pagãos e os não cr
Talvez eu seja O sonho de mim mesma. Criatura-ninguém Espelhismo de outra Tão em sigilo e extrema Tão sem medida Densa e clandestina Que a bem da vida A carne se fez sombra. Talvez eu seja tu mesmo Tua soberba e afronta. E o retrato De muitas inalcançáveis Coisas mortas. Talvez não seja. E ínfima, tangente Aspire indefinida Um infinito de sonhos E de vidas. HILDA HILST Cantares de perda e predileção, 1983

Oh Senhor

Ó Senhor, que difícil é falar quando choramos, quando a alma não tem força, quando não podemos ver a beleza que tu entregas em cada amanhecer. Ó Senhor, dá-me forças para poder encontrar-te e ver-te em cada gesto, em cada coisa desta terra que Tu desenhaste só para mim. Ó Senhor, sim, eu seu preciso da tua mão, do abraço deste amigo que não está. Dá-me luz, à minha alma tão cansada, que num sonho queria acordar. Ó Senhor, hoje quero entregar-te o meu canto com a música que sinto. Eu queria transmitir através destas palavras. Fico mais perto de ti.