Avançar para o conteúdo principal

Rezo por ti, Gustavo! E por todos os médicos, que sem fronteiras, servem e dão a vida por quem mais precisa.

De volta ao Afeganistão…..fecho os olhos e regresso ao Afeganistão...ou talvez um bocado antes....à Partida, à preparação, literalmente para a Guerra.

Neste momento tenho imensa vontade de escrever, fico na dúvida se tenho vontade de ser lido (que é sempre um ânimo), ou se simplesmente preciso de escrever e reviver vivências que são tão importantes para mim....

É difícil de explicar, sendo muito honesto comigo e com a minha escrita, encontro verdades diferentes, ou se calhar uma verdade que se complementa.....na tentativa de (me) explicar o porquê de ir para um cenário de guerra....outra vez....a 3a vez!

É tão egoísta! É tão egoísta esta vontade de ir....vontade de viajar, vontade de conhecer, vontade de compreender o mundo, vontade de ver a história com os meus próprios olhos, vontade de incandescer a minha vida, vontade de sentir o coração a bater mais forte, vontade de sentir o medo outra vez, vontade de me desafiar, vontade de orgulhar os que gostam de mim, vontade de gostar de mim, vontade de dar um sentido mais nobre à minha vida, vontade de sentir que sou parte da solução.....vontade de ir! Vontade de voltar a morrer de saudades para voltar....

E foi há 3 anos, que o meu Natal, ficou marcado, pela viagem iminente para o sul do Afeganistão. A consciência de que magoo muita gente ao satisfazer este egoísmo, faz me também a mim sofrer....mas a minha motivação egoistamente ultrapassa tudo. Sei que nenhuma mãe merece aquilo que eu fiz passar a minha, sei que todos que gostam de mim sentem um friozinho na barriga, pelos perigos que se sentem ao ligar a televisão....e sei que não foi justo eu magoar tanto a minha ex, com o egoísmo do meu sonho humanitário....mas eu fui! E por isso dedico todos os meus esforços, todas as minhas palavras, na proporção exacta às pessoas que magoei por querer tanto ir.....para uma guerra que não é minha, salvar gente que nunca vi, dar uma palavra a quem a quiser ouvir, que este é o caminho.... que em consciência, dou a minha vida por qualquer outra....porque quando respiro fundo e fecho os olhos....nos momentos em que gosto mais de mim, é nisso que acredito! E por isso eu vou....

Foi um Natal, especial, em que todos os momentos são mais “intensos”, sou muito optimista, mas a cada desejo de “Bom Natal”, está implícito no meu subconsciente que poderá ser o último.... Estou mais sensível, e gosto. Gosto desse medo do que aí vem, que faz sentir cada toque ainda mais especial... Valorizo mais os “momentos”, congelo o pensamento um lugares comuns, fotografo situações no meu pensamento, de família, amigos, de amor....para levar comigo.... Despeço-me de cada canto da minha cidade....o como ao Porto, eu digo tudo sem vergonha.... Só lhe digo: “Espero que não seja a última vez que nos vemos!”.... Há muitas situações de lágrimas nos olhos, que guardo para mim.... Eu tenho medo, mas adoro esse medo....que simboliza o amor que tenho à vida, e adoro ainda mais a força que me faz ultrapassar esse medo....

E o que dizer da passagem de ano! Aquele marco inventado por nós que nos leva incontornavelmente a pensar nos antes e nos depois..... Em que cada vez que num abraço eu ouço “Bom Ano”....o meu cérebro traduz de imediato para “Eu vou para o Afeganistão!”

E logo depois começa a viagem....

Porto-Bruxelas-Dubai-Kabul-Lashkar Gah .


A saída do Porto é sempre a que custa mais....nesta altura já não dá para aguentar... a experiência ajuda, mas o coração quase que explode.... Mochila às costas, cachecol do FCPorto, a representar todo o meu mundo....e entro no aeroporto num turbilhão de emoções....sozinho, bem sozinho contra o mundo, e cheio de vontade de viver.... Limpo as lágrimas que ninguém viu, e sinto que começa a “missão”. Há muito trabalho a fazer....muitos documentos a ler e reler, sobre tudo o que vou ver, viver e fazer.... Ultra motivado e cheio de vontade de começar a trabalhar, na única coisa que sei fazer...mas já a morrer de saudades.

Adoro ir ao “headquarter” dos Médicos Sem Fronteiras, em Bruxelas.... cheira a mundo! Sente-se um bocadinho de todos os pontos longínquos do planeta onde os MSF estão a trabalhar, para que o mundo seja um bocado mais justo... Sou metralhado de informação sobre o projecto em que vou trabalhar, o stress aumenta, mas é banalizado.....porque há tanta gente ali, que já foi, veio, e voltou ali e a tantos outros lugares, que relativizam toda aquela carga emotiva de quem vai entrar num dos locais mais perigosos do planeta...

Conheci o Tom, um rapaz belga, engenheiro, que iria fazer a viagem até Kabul comigo....é fantástico ter companhia....porque nas outras vezes fiz tudo muito sozinho.... Juntos vamos à embaixada Afegã em Bruxelas tratar de papelada.... provavelmente é preconceito, mas ao falar com as autoridades Afegãs já parece que estamos em guerra....e aquela ingenuidade de quem acha que é obvio que vamos lá para ajudar é desfeita numa série de olhares e perguntas desconfiadas e desconcertantes.

E com uma fantástica cerveja belga e um bom conjunto de pessoas improváveis, me despeço do mundo dito civilizado, e faço os últimos telefonemas aos que me fazem querer tanto voltar inteiro, não sabendo quando e como iria poder voltar a falar com o meu mundo....

Ao chegar ao aeroporto de Bruxelas, revisito intensas memorias da minha partida para o Congo em 2009.....acho graça me lembrar tão bem de certos lugares do aeroporto e de emoções tão ou mais fortes das que ali sentia 2,5 anos antes....viagens dentro da viagem. Sento-me exactamente no mesmo banco no exterior do aeroporto, que me tinha sentado antes de ir para o Congo, e vivo e revivo, aquele presente e o passado, antevendo o futuro que estava quase a chegar.... Momentos de reflexão, de uma solidão intensa, que eu não me canso de amar sentir. Avisto a chegada do Tom, com o seu pai, observo aquele filme de despedida “agarrado ao ecrã”, imaginando e transpondo o que aquele pai estaria a sentir ao abraçar o seu querido filho antes de ele partir para esta guerra destruidora, que assusta só de ouvir falar.... Adorei ver aquele momento que para mim era de uma enorme intensidade emotiva, e mais ninguém da multidão incógnita se apercebia do que se estava a passar.... Mais tarde o Tom, disse-me que a sua mãe, nem aguentava ir ao aeroporto.....é muito forte! Acho que nem eu sei muito bem explicar....


E ai fomos nós rumo a Kabul.... de coração aberto, medos e motivações na equação certa....com um nervosismo saudável, cheios de sonhos e vontade de ser felizes....

http://fotoscomhistorias.blogspot.pt/2014/12/a-partidapara-guerra.html

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Não é uma sugestão, é um mandamento

Nos Evangelhos Sinóticos, lemos muito sobre as pregações de Jesus a propósito do «maior mandamento». Não é a grande sugestão, o grande conselho, a grande linha diretiva, mas um mandamento. Primeiro, temos de amar a Deus com todo o coração e com toda a nossa força, sobre todas as coisas. Ao trabalhar com os pobres camponeses da América Central, que não sabiam ler nem escrever, a frase que eu sempre ouvia era: «Primero, Dios». Deus tem de ser o primeiro nas nossas vidas, depois, todas as nossas prioridades estão corretamente ordenadas. Não amaremos menos as pessoas, mas mais, por amar a Deus. A segunda parte do «maior mandamento» é amarmos o próximo como a nós mesmos. E Jesus ensina-nos, na parábola do Bom Samaritano, que o nosso próximo é esse estrangeiro, esse homem ferido, essa pessoa esquecida, aquele que sofre e, por isso, tem um direito acrescido sobre o meu amor. Jesus manda-nos amar os estranhos. Se só saudamos os nossos, não fazemos mais do que os pagãos e os não cr
Talvez eu seja O sonho de mim mesma. Criatura-ninguém Espelhismo de outra Tão em sigilo e extrema Tão sem medida Densa e clandestina Que a bem da vida A carne se fez sombra. Talvez eu seja tu mesmo Tua soberba e afronta. E o retrato De muitas inalcançáveis Coisas mortas. Talvez não seja. E ínfima, tangente Aspire indefinida Um infinito de sonhos E de vidas. HILDA HILST Cantares de perda e predileção, 1983

Oh Senhor

Ó Senhor, que difícil é falar quando choramos, quando a alma não tem força, quando não podemos ver a beleza que tu entregas em cada amanhecer. Ó Senhor, dá-me forças para poder encontrar-te e ver-te em cada gesto, em cada coisa desta terra que Tu desenhaste só para mim. Ó Senhor, sim, eu seu preciso da tua mão, do abraço deste amigo que não está. Dá-me luz, à minha alma tão cansada, que num sonho queria acordar. Ó Senhor, hoje quero entregar-te o meu canto com a música que sinto. Eu queria transmitir através destas palavras. Fico mais perto de ti.