Avançar para o conteúdo principal

Ser salvo para salvar


Brian Kershisnik, Nativity (2006)


Na mesma lógica do Domingo passado (IV Advento), o evangelho continua a apresentar o papel imprescindível de José, servo da Palavra. Mais do que o comportamento de um autómato, a resposta imediata de José às palavras do Anjo é fruto de uma obediência no sentido mais autêntico da palavra: ob-audire, ouvir com assentimento. Entre o binómio de verbos “o Anjo disse/José levantou-se (tomou o menino e a mãe e partiu)” e o outro “o Anjo disse/José (de novo) levantou-se, tomou…” há um longo e verdadeiro itinerário no tempo e no espaço, itinerário de treino na adesão à vontade de Deus, de escuta atenta e criativa. Ouvir e esperar a vontade e Deus exige um exercício árduo e constante, mas é a única forma de estar prontos para a resposta justa, na altura certa, uma espécie de “assertividade espiritual”.

O percurso de Jesus vai do ser salvo ao ser Salvador. Ainda antes de dar vida aos outros, é Jesus quem vê a sua vida protegida por outros, por alguém, por José. Antes d’Ele, outros desceram ao Egipto para sobreviver: Jacob e os seus filhos aí foram para fugir à fome e foi José, um dos irmãos (inúmeras vezes interpretado pelos Padres da Igreja como figura-tipo de Jesus), que lhes mereceu a subsistência. Também aí Moisés viveu a sua história de risco-salvação: foi o único menino hebreu salvo das mãos do rei iníquo, o faraó, e Jesus, no Egipto, é salvo das mãos de Herodes. Moisés significa “salvo das águas”, Jesus significa “Deus (é) Salvador”. ). Finalmente, Jesus lidera a procissão de regresso à pátria, à Terra Prometida e tal acontece, como a Moisés, em cumprimento de uma profecia: “Do Egipto chamei meu filho” (Os 11,1).

A imagem, pois, que nos apresenta o evangelho deste Domingo chamado da “Sagrada Família” é tudo menos idílica e poética. É dramática. A história de Jesus é a de tantos refugiados e exilados, vítimas do fanatismo político e religioso. A arte cristã habitou-nos às representações da Sagrada Família com José e Maria e Jesus ao meio: não é uma questão de ser fotogénicos, preparadinhos para o mural do facebook, mas é sim o símbolo de alguém de tenra idade que necessita absolutamente ser protegido.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Não é uma sugestão, é um mandamento

Nos Evangelhos Sinóticos, lemos muito sobre as pregações de Jesus a propósito do «maior mandamento». Não é a grande sugestão, o grande conselho, a grande linha diretiva, mas um mandamento. Primeiro, temos de amar a Deus com todo o coração e com toda a nossa força, sobre todas as coisas. Ao trabalhar com os pobres camponeses da América Central, que não sabiam ler nem escrever, a frase que eu sempre ouvia era: «Primero, Dios». Deus tem de ser o primeiro nas nossas vidas, depois, todas as nossas prioridades estão corretamente ordenadas. Não amaremos menos as pessoas, mas mais, por amar a Deus. A segunda parte do «maior mandamento» é amarmos o próximo como a nós mesmos. E Jesus ensina-nos, na parábola do Bom Samaritano, que o nosso próximo é esse estrangeiro, esse homem ferido, essa pessoa esquecida, aquele que sofre e, por isso, tem um direito acrescido sobre o meu amor. Jesus manda-nos amar os estranhos. Se só saudamos os nossos, não fazemos mais do que os pagãos e os não cr
Talvez eu seja O sonho de mim mesma. Criatura-ninguém Espelhismo de outra Tão em sigilo e extrema Tão sem medida Densa e clandestina Que a bem da vida A carne se fez sombra. Talvez eu seja tu mesmo Tua soberba e afronta. E o retrato De muitas inalcançáveis Coisas mortas. Talvez não seja. E ínfima, tangente Aspire indefinida Um infinito de sonhos E de vidas. HILDA HILST Cantares de perda e predileção, 1983

Oh Senhor

Ó Senhor, que difícil é falar quando choramos, quando a alma não tem força, quando não podemos ver a beleza que tu entregas em cada amanhecer. Ó Senhor, dá-me forças para poder encontrar-te e ver-te em cada gesto, em cada coisa desta terra que Tu desenhaste só para mim. Ó Senhor, sim, eu seu preciso da tua mão, do abraço deste amigo que não está. Dá-me luz, à minha alma tão cansada, que num sonho queria acordar. Ó Senhor, hoje quero entregar-te o meu canto com a música que sinto. Eu queria transmitir através destas palavras. Fico mais perto de ti.