Avançar para o conteúdo principal

 Orson Welles | Citizen Kane [fotograma]

Num mundo materialista e consumista como o nosso, é muito interessante observar a resistência da época natalícia face ao desgaste de outras datas que vamos vestindo e deixando de vestir conforme as modas. Por exemplo, o 5 de Outubro. Durante anos, vestiu-se o 5 de Outubro com grande entusiasmo. Hoje, está morto e enterrado depois de décadas de agonia republicana. Pensemos no 25 de Abril. Tantos anos a ser efusivamente comemorado mas cada vez mais puído e desgastado pelas marcas do tempo. Ainda se veste, é verdade, mas quase com aquela obrigação formal de quem veste uma roupa para um casamento ou baptizado. E o Natal? Como é possível, depois de tantos séculos que assistiram a brutais mudanças e convulsões sociais, económicas, políticas, ideológicas, culturais, continuar a comemorar o Natal, por muito exaustas e ansiosas que andem as pessoas, se lamentam do dinheiro que gastam, do trabalho que dá, do tempo que se perde para isto ou para aquilo, do trânsito, dos supermercados e lojas a abarrotar de gente?
O Natal é não só um objecto de desejo mas um objecto de desejo que se deseja eternamente. Será por sermos cristãos e desejarmos ansiosamente celebrar o nascimento do Menino Jesus? Não. Sermos cristãos não passa cada vez mais de uma mera formalidade com o único propósito de nos conferir uma identidade cultural e contribuir para uma certa, cada mais relativa e irrelevante, coesão social.
O 5 de Outubro ou o 25 de Abril estão no domínio da política. São datas que invocam mudanças de regime, sociais, económicas e políticas. Porém, por muito que gostemos dessas mudanças, também sabemos que a nossa vida está longe de se esgotar nessas mudanças que, por sua vez, estão longe de serem as coisas mais importantes nas nossas vidas. Daí o fascínio pelo Natal. Muito mais do que um animal político, o homem é um animal simbólico. De costas voltadas para o político, vive-se, no Natal, um período das nossas vidas marcados pelo fascínio e o Maravilhoso. Pronto, está bem, o Natal já não é o que era. Porém, já não havendo o Maravilhoso de outrora, continua-se a viver a ideia do Maravilhoso. Não havendo já o fascínio de outros tempos, vive-se o fascínio pela própria ideia de fascínio, agarramo-nos com unhas e dentes ao que resta ainda do fascínio e, na noite de Natal, lá estamos todos fascinados pelo fascínio. Quando as pessoas desejam ”Bom Natal!” umas às outras, estão a desejar o quê? O que é um bom Natal? O Natal é uma noite em que se janta e, horas depois, se oferecem umas prendas, e com almoço no dia seguinte. Pronto, o Natal é isso. Então, porquê, um ”Bom Natal”? Para nos lembrarmos que é Natal e que é bom pensar que é Natal mesmo que o Natal seja apenas aquilo. Natal é a ideia de Natal. Apenas isso. É muito pouco? Não, é quase tudo.
Num dos mais famosos diálogos de Platão, o Fédon, discute-se a imortalidade da alma, cuja natureza é diferente da do corpo. Enquanto o corpo, coisa entre coisas, é corruptível, a alma, por sua vez, imaterial, é incorruptível. Cebes, um dos opositores desta tese, discutindo com Sócrates, recorre a uma analogia engraçada para mostrar que a alma, apesar de poder resistir, algures, mais do que o corpo, não resiste eternamente. Fala de um tecelão que vai usando vários mantos ao longo da vida. Tal como nós, que vamos sobrevivendo às calças e camisas que vamos deixando de usar, também o tecelão sobrevive aos diferentes mantos que se vão corrompendo. Só que, afirma Cebes, há-de chegar um ponto em que o próprio tecelão acaba por morrer, não sobrevivendo ao último manto que vestia. Daí que, para Cebes, também a alma acaba um dia por perecer com o corpo.
O Natal é, de certo modo, o manto de Cebes. Confortável, acolhedor e, seja em que regime for, com que partido a governar for, em que situação económica e social for, sempre pronto para nos agasalhar e aquecer. Nós vamos morrendo ao longo dos séculos mas o manto cá fica para os outros que virão   poderem vestir. As modas passam mas jamais deixaremos de pensar na ideia do que verdadeiramente nos agasalha e aquece. 

http://ponteirosparados.blogspot.com/2012/12/num-mundo-materialista-e-consumista.html


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Talvez eu seja O sonho de mim mesma. Criatura-ninguém Espelhismo de outra Tão em sigilo e extrema Tão sem medida Densa e clandestina Que a bem da vida A carne se fez sombra. Talvez eu seja tu mesmo Tua soberba e afronta. E o retrato De muitas inalcançáveis Coisas mortas. Talvez não seja. E ínfima, tangente Aspire indefinida Um infinito de sonhos E de vidas. HILDA HILST Cantares de perda e predileção, 1983

Não é uma sugestão, é um mandamento

Nos Evangelhos Sinóticos, lemos muito sobre as pregações de Jesus a propósito do «maior mandamento». Não é a grande sugestão, o grande conselho, a grande linha diretiva, mas um mandamento. Primeiro, temos de amar a Deus com todo o coração e com toda a nossa força, sobre todas as coisas. Ao trabalhar com os pobres camponeses da América Central, que não sabiam ler nem escrever, a frase que eu sempre ouvia era: «Primero, Dios». Deus tem de ser o primeiro nas nossas vidas, depois, todas as nossas prioridades estão corretamente ordenadas. Não amaremos menos as pessoas, mas mais, por amar a Deus. A segunda parte do «maior mandamento» é amarmos o próximo como a nós mesmos. E Jesus ensina-nos, na parábola do Bom Samaritano, que o nosso próximo é esse estrangeiro, esse homem ferido, essa pessoa esquecida, aquele que sofre e, por isso, tem um direito acrescido sobre o meu amor. Jesus manda-nos amar os estranhos. Se só saudamos os nossos, não fazemos mais do que os pagãos e os não cr

Oh Senhor

Ó Senhor, que difícil é falar quando choramos, quando a alma não tem força, quando não podemos ver a beleza que tu entregas em cada amanhecer. Ó Senhor, dá-me forças para poder encontrar-te e ver-te em cada gesto, em cada coisa desta terra que Tu desenhaste só para mim. Ó Senhor, sim, eu seu preciso da tua mão, do abraço deste amigo que não está. Dá-me luz, à minha alma tão cansada, que num sonho queria acordar. Ó Senhor, hoje quero entregar-te o meu canto com a música que sinto. Eu queria transmitir através destas palavras. Fico mais perto de ti.